Atividades

Fábrica de Ideias: projeto de promoção de competências de autorregulação da aprendizagem

fabrica_de_ideias

A aquisição de estratégias de autonomia e de autorregulação da aprendizagem é um ingrediente chave para uma aprendizagem bem-sucedida (Rosário, 2007). Este projeto de intervenção em grupo, junto dos alunos do 4º ano de escolaridade, visa a promoção de estratégias de aprendizagem que facilitem o aprender a aprender.

 Tenho que decidir! – projeto de apoio à tomada de decisão vocacional

orientacao_vocacional

No 9º ano os alunos necessitam de tomar decisões importantes sobre o seu percurso escolar e profissional (escolha de um curso, de disciplinas, de uma escola). Este projeto de intervenção visa apoiar os alunos, e as suas famílias, na construção do seu projeto vocacional criando condições para explorar e construir estes percursos.

 Brincando com a Matemática (4 e 5 anos): projeto de promoção de competências matemáticas em idade pré-escolar

brincando_com_a_matematica

PROJETO DE CONSULTORIA – A investigação no domínio da matemática tem revelado que as crianças, desde muito cedo, desenvolvem uma variedade de competências e de conceitos matemáticos, construídos espontaneamente nas suas experiências quotidianas, nos mais variados contextos. Adicionalmente, as experiências matemáticas pré-escolares divertidas e bem-sucedidas contribuem para promover uma atitude positiva das crianças em relação à matemática formal, que mais tarde aprenderão na escola.

 Transições: projeto de facilitação das mudanças escolares

transicoes

As transições de ciclo (pré-1º ano, 4º-5º ano, 9º-secundário) implicam mudanças na vida escolar dos alunos, com os necessários reajustamentos nas rotinas e nos hábitos e métodos de trabalho. Assim, este projeto visa facilitar as diferentes transições ao longo do percurso escolar dos alunos.

 Toca a Ler e Projeto Escritas: projetos de promoção de competências específicas de leitura e escrita.

escritastoca_a_ler

As dificuldades específicas de leitura e escrita (Dislexia) têm implicações abrangentes em todo o currículo académico e no percurso escolar dos alunos. Estes projetos, de intervenção em grupo, destinam-se a alunos do 1º e do 2º ciclo, com dificuldades específicas de leitura e escrita. Visam uma intervenção especializada, regular, metódica e gradual, que inicie o mais precocemente possível. Estes projetos são orientados pelo Serviço de Psicologia e Orientação, sendo os grupos dinamizados com a colaboração de professores.

Vamos aprender a Relaxar: sessões de gestão e controlo da ansiedade

vamos_aprender_a_relaxar

Este projeto visa trabalhar estratégias de gestão e controlo da ansiedade com os alunos dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade.

 STEP (Somos todos Educadores Presentes!): projeto de formação parental

tertulias_tematicas

Ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento, são inúmeros os desafios que os pais enfrentam como educadores. Assim, é particularmente relevante proporcionar aos pais oportunidades de partilha, debate e reflexão que lhes permitam lidar com os desafios que vão enfrentando enquanto educadores (as birras, o brincar, as competências de estudo,…)

Todos Diferentes e Especiais: construção de uma escola inclusiva

somos_todos_diferentes

O colégio, como escola inclusiva, acolhe crianças com Necessidades Educativas Especiais. A campanha surge, então, como mote para a sensibilização dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar, para a diversidade/riqueza das diferenças pessoais, para promover uma cultura de respeito por todos, independentemente das suas características, e para promover uma cultura de interajuda.