4 ANOS

SALA DO MAR (turma C) E SALA DO BALÃO MÁGICO (turma D)

Educadora  Maria Helena Simões Ferreira e Educadora Ana Carlota Tavares

Tendo em conta o tema geral do colégio,“Todos a bordo, somos família Amor de Deus”, tencionamos ao longo do ano letivo concretizar algumas atividades que tenham como objetivo incutir nas crianças valores de solidariedade e de educação ambiental.

Simultaneamente ao projeto geral,as turmas dos 4 anos terão como tema de Projeto “A magia da Arte e dos Livros”.

Este projeto tem como principal objetivo criar novos desafios, interligando as artes com hábitos de leitura, sem deixar de dar continuidade ao trabalho pedagógico já desenvolvido.

Acreditamos que os hábitos permanentes de leitura são um processo constante, que se principia no ar, se aperfeiçoa sistematicamente na escola e se continua pela vida fora.

Iremos manter o desenvolvimento da componente artística e da criatividade, fomentando a experimentação e a criação de forma livre mas consciente, promovendo a interação entre o saber e a prática.

Apresentação das Salas

Cada sala é constituída pela área da casinha que tem como objetivo fundamental proporcionar a atividade lúdica,fomentando jogos de imitação da vida real e o desenvolvimento da criatividade, imaginação e raciocínio lógico.

A área da biblioteca tem proporciona momentos de partilha (de livros) quer individualmente, quer em grupo, trabalha o repouso físico e /ou o relaxamento, estimula o gosto pela leitura e pelas diferentes formas de comunicação.

A área da expressão plástica visa proporcionar atividades que contribuam para a exploração de novos materiais plásticos e que promovam o desenvolvimento da motricidade fina e da criatividade.

A área da garagem é facilitadora da socialização pois permite à criança brincar individualmente ou em pares.

A área das construções permite uma grande variedade de utilização, tanto a nível individual como de grupo, facilitam o desenvolvimento da capacidade de manuseamento de diferentes estruturas.

Os animais estão presentes numa área que também promove o jogo simbólico e é permitido à criança consolidar os conhecimentos que vai desenvolvendo sobre os animais seus habitats, sons características e sua alimentação.

A área dos jogos apresenta-se como um recurso para a criança se relacionar com o espaço e que poderão fundamentar variadas aprendizagens, tais como: noções de tamanho e quantidade; o desenvolvimento da motricidade fina e da destreza manual.

Este ano iniciaremos o projeto “Brincando com a matemática” cuja respetiva área tem como principal objetivo aumentar a concentração e a atenção visual; e desenvolver o raciocínio lógico-matemático de forma lúdica.

A área do Jesus proporciona às crianças a presença visual de Jesus na sala e permite desenvolver variados momentos de Formação Cristã funcionando como apoio ao momento do acolhimento e de oração.

SALA DO MAR

SALA DO BALÃO MÁGICO